A Índia é assim um conjunto de sentimentos que nos deixam totalmente atentos a tudo e a todos ao nosso redor, infelizmente poucos conhecem. O Cheiro, o paladar, o olfato, o tato e o mais importante nesse conjunto, a visão fazem da Índia um lugar sem igual na terra.



Pousamos às 3:40 hs no aeroporto de Delhi, já pude ver as diferenças, a temperatura nessa hora era nada mais nada menos que 33 graus ! Um calor sem igual, colar de flores naturais de boas vindas, uma imigração rápida no moderno terminal Indira Ghandi em Delhi. Durante a ida para o hotel, as buzinas eram tantas que me deixaram perdido. Observei que nosso ônibus tinha dois tipos de buzina; e para que? Uma para avisar que estamos chegando e outra para que estamos passando. A principio nas ruas, camelos, carroças e elefantes parecia uma confusão sem igual. Um tempo depois se percebe que tudo se acerta e anda bem. Não vemos confusão entre as pessoas. Todos se respeitam. Viva e deixe viver.



Assim como no Brasil, as favelas são enormes e estão por todos lugares. A diversidade é tão grande, que em 28 estados 23 línguas. Um país de enormes dimensões, o segundo maior país da Ásia e segundo mais populoso do mundo; a Índia tem seus extremos das montanhas às lindas praias, tudo passando por templos maravilhosos a biodiversidade também é enorme, com lindos parques naturais cheios de animais selvagens.

“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?” Mahatma Gandhi
O Hinduísmo é uma religião politeísta além de milenar é uma das mais interessantes e um dos pilares da Índia não perdeu sua identidade mesmo com tantas outras religiões quem tentam se impor, um Deus a mais não tem problema já que são quase 33 milhões de divindades. Brahma, Shiva e Ganesha são as principais e mais conhecidas divindades.
Shiva Deus hindu que destrói para construir algo novo e melhor “renovador”! É o criador da Yoga que produz a transformação física.
Ganesha semideus hindu corpo de gente cabeça de elefante, é de onde vem a lenda “memória de elefante” deus da sabedoria.
Brahma deus com 4 ou cinco cabeças criador do universo.

Dicas de viagem :
- Voar para a Índia tem que ser via Europa ou Oriente Médio,
- Documentos: Passaporte válido por 6 meses, visto retirado on line ou via embaixada em Brasilia.
- Certificado de vacina febre amarela.
- Seguro: Nunca vá sem um seguro de viagens.
- Moeda: Rupia. Cartões de crédito e traveller checks são pouco aceitos, a não ser em lojas de tapetes ou lojas maiores.
- Roupas: mesmo no inverno faz calor. Roupas leves e confortáveis.
- Gorjetas: São quase que uma instituição na burocracia indiana é uma cultura sempre dar uma gorjeta e um “agrado”as pessoas ao seu redor.
- Comida : Mesmo deliciosa, é muito apimentada para nosso paladar e não se esqueça carne bovina, só na volta.
- Nunca beba nada com gelo, nunca é com água potável e limpa, gelo não é feito para colocar nas bebidas.
- Cultura: O povo indiano é muito agradável, más pode ser pegajoso quando se trata de pedintes e vendedores, Tenha paciência e leve numa boa essa é a cultura local.
- Esmolas: Verá muitos pedintes e pobres caso opte em dar separe muito troco e tenha mais paciência.
- Segurança: É um país seguro mesmo com tanta pobreza e miséria, as pessoas não são agressivas.
- Voltagem 220 v
- Clima: evite maio a setembro que são os meses mais quentes e o período das monções.




Sem mais NAMASTÊ !