Pela primeira vez em anos um governo toma uma atitude direta para a maior indústria do Mundo!
Em nenhum outro momento da história foi mais fácil viajar do que atualmente. Principalmente para os países que tem o turismo como uma indústria !
O turismo representa uma parte crescente da economia global, chegando a representar 9,8% do PIB e empregando 1/12 pessoas a nível global diretamente. Alguns países são potências econômicas atraindo milhões de turistas para fazer negócios, enquanto outros possuem ótimas condições para o lazer.
Com 1,3 bilhões de pessoas fazendo turismo anualmente segundo a OMT Organização Mundial de Turismo, o Brasil não recebe nem 10% que o primeiro colocado a França com 87 milhões de turistas.
Com essa liberação, o governo brasileiro da um imenso passo na direção do crescimento do nosso turismo, e nos coloca em uma posição favorável, começando com a privatização de aeroportos onde já teremos investimento esse ano como já visto pela população.
Para os que falam que a reciprocidade deveria ser aplicada saibam que esses países nunca tiveram históricos de enviarem trabalhadores nem imigrantes ilegais.
A balança do turismo atualmente é negativa em U$12 bilhões, brasileiros gastam 18 bi e estrangeiros gastam somente 6 bi isso porque não visitam nosso país por uma série de problemas inclusive burocráticos.
Em dezembro de 2017, começou a valer o sistema de e-visa no Brasil reduzindo a burocracia que evitava que os turistas fossem obrigados a irem a uma repartição consular deixar seu passaporte e posteriormente buscar. Com isso os pedidos aumentaram em 40% e os estudos do ministério do turismo indicam que ‘só com essa atitude deverá haver uma injeção de U$71,5 milhões na economia.