Outubro 2012: Cheguei em Paris, o tempo chuvoso comum neste período do ano. Logo peguei um ônibus que me levou a cidade de Sancerre, no vale do Loire, região reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial, é também conhecido como o Jardim da França. Com uma envolvente e espetacular paisagem verde exuberante, esta região coleciona uma herança cultural incomparável que pode ser comprovada pelos 300 castelos espalhados pela região.

Sancerre é Uma cidade histórica, famosa pelo vinho com mesmo nome. Fui a convite do governo francês, do Diretor das Américas Sr. Jean-Philippe Perol, que nos recebeu com uma simpatia única para visitar e conhecer a região onde o forte é o enoturismo e o turismo gastronômico.
Bourgueil, Chinon, Vouvray, Cheverny, Sancerre, são alguns dos variados vinhos que a região do Loire oferece. De Touraine a Sancerre, as vinhas do Loire são ricas em vinhos excepcionais que se destacam pela variedade e autenticidade. São aproximadamente 1000 km de rotas para turistas conhecerem as diferentes vinícolas do Loire.

Fomos a uma feira que se chama “Destination Vignobles”, um evento de cunho profissional, organizado pela Atout France, para promover os vinhedos franceses aos profissionais do turismo. Faz parte de um programa de promoção para aumentar a comercialização de “vinhedos e vinhos da França.” Criado em 2004, “Destination Vignobles ” é organizado a cada dois anos, no outono e cada edição em um vinhedo diferente.
Foram quatro dias em experiências fantásticas, visitas gastronômicas regadas a espetaculares vinhos franceses, encontros com produtores e operadores de turismo da França. As vinícolas impressionam com o alto padrão de ciência e tecnologia que geram milhões de euros em investimentos e empregos, junto com a alta gastronomia e o interesse dos turistas de aprender “in loco” os segredos da magia da enologia, faz a indústria cada dia mais forte comungando três prazeres da vida: comer, viajar, beber !!!



Um tour muito famoso é o da colheita de vinho, onde o passageiro vai pela manhã, colhe as uvas, leva para o processamento e pode receber o vinho que ajudou na produção em casa posteriormente, após conhecer todo processo o dia termina com um pic nic maravilhoso com os embutidos que exalam cheiros de seus temperos da Provence.



Não podemos falar do vale do Loire sem falar dos queijos. São maravilhosos! A região é especialista em queijos de cabra, há mais de 30 tipos de queijos produzidos no “Jardim da França” e com exceção do Bondaroy, que é feito com leite de vaca, todos os demais são obtidos a partir do excelente leite de cabra que abunda no local. O Selles-sur-Cher, geralmente, é revestido com cinzas, para forçar a secagem da massa externa. Esse processo resulta em um contraste interessante entre a massa interna branca com a massa acinzentada do exterior. Embora consistente ao toque, o Selles-sur-Cher derrete-se na boca e um vibrante sabor de ervas percorre todas as papilas, até culminar num retrogosto caprino e fresco.


Vídeo promocional do Vale do Loire! Para dar água na boca…