CINGAPURA, A CIDADE ESTADO

 

Cingapura é uma cidade-estado localizada no extremo sul da península da Malásia. Composta de uma ilha principal (a Singapore Island) e várias pequenas ilhas menores (algumas minúsculas) no seu entorno. Ao norte dela está a Malásia e atravessando o estreito de Cingapura ao sul e sudoeste está a Indonésia e suas inúmeras ilhas (algumas bem próximo mesmo de Cingapura).

No sudeste asiático,  com sua saída e independência da Malásia em 1965, o país veio se tornando  um dos mais procurados locais pelos milionários e investidores. Com rigorosas leis sociais a cidade se mantém limpa e organizada, transporte público funciona perfeitamente, as ruas são limpas arborizadas e sinalizadas. Atravessar fora da faixa, jogar chicletes no chão ou comer no metro podem dar multas e foi assim que o governo conseguiu organizar.

Bairros étnicos como Little India, Chinatown e Arab Quarter mantém viva a memória das três grandes etnias que formaram Cingapura. Conseguem mostrar também como essas etnias se fundem, já que não é difícil, por exemplo, encontrar um tempo hinduísta indiano bem no meio de Chinatown, um bairro de influência chinesa. Chineses, indianos e malaios são a grande parte da população local.

Cingapura é um dos lugares mais agradáveis para se visitar,  os detalhes e os cuidados  por toda cidade são visíveis, começando com os jardins da saída do aeroporto, os “Guard rail ”  das estradas são  cobertos por  plantas que escondem o  metal parecendo assim verde transformando tudo em jardim.  É uma cidade moderna e ao mesmo tempo uma das cidades mais arborizadas do mundo, algo que chama a atenção do visitante já no primeiro contato com ela.

DSC_6333

O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, tornando Singapura um dos países mais ricos do planeta.

Um dos lugares mais consumistas juntamente com Hong Kong, as grandes marcas de roupas europeias, carros , designers, marcam presença forte por toda a cidade, sem falar nos eventos esportistas como a Formula 1 e a maratona de Singapura.

DSC_6374

Um espetáculo da engenharia:  Antes a famosa roda gigante de Singapura era uma atração das mais impressionantes devido ao tamanho, mas o complexo Marina Sands, resolveu fazer um dos ícones do turismo mundial: o Hotel Marina Bay Sands que possui a famosa e  linda piscina de borda infinita no topo dos seus três prédios em forma de navio!

Comecei minha visita com a região do  hotel Marina Bay Sands,  moderna e com ícones arquitetônicos. Uma visita imperdível é o Gardens by the Bay, simplesmente incrível,  inaugurado em junho de 2012, (Jardins da Bahia em português) Localizados em uma grande área entre o mar e a parte posterior do Complexo Marina Bay Sands, os Gardens contam com duas áreas diferenciadas: uma aberta ao público e com acesso gratuito e outra reservada para aqueles que adquiriram uma entrada.

Uma Cronologia Resumida

Século II – Primeiros registros de Cingapura.

Século XIV – Origens do nome de Cingapura, Singapura ou “Cidade do Leão”

1819 – Sultanato de Johor permite a instalação de um entreposto comercial britânico na ilha.

1942 – Segunda Guerra Mundial. Japoneses invadem a colônia britânica.

1955- Autogoverno para Cingapura

1958 – Nascimento do Estado de Cingapura.

1963 – Cingapura integra-se a Malaya formando a Malásia.

1965 – Cingapura deixa de fazer parte da Malásia. Nasce a República de Cingapura.

DICAS:

Voar para a Singapura é me tem que ser via Europa ou Oriente Médio se for com a Singapure Airlines,  uma escala rápida em Barcelona.

Documentos:  Passaporte válido por 6 meses, Certificado de vacina febre amarela.

Seguro: Nunca vá sem um seguro de viagens.

Moeda: Dollar  cartões de crédito e traveller checks são aceitos.

Roupas: mesmo no inverno faz calor. Leve roupas leves e confortáveis.

Gorjetas: São como no Brasil .

Comida : Mesmo deliciosa, é muito apimentada para nosso paladar e não se esqueça os food court, as famosas praças de alimentação, são tradicionais na cidade, o governo local é muito rigoroso com a fiscalização sanitária.

Cultura: O povo é muito agradável, a população  chineses (76%), malaios (15%), indianos (6%), outros (3%)  que compões os estrangeiros.

Segurança: É um país muito  seguro, quase não se vê polícia nas ruas porém as leis são rígidas principalmente com drogas que dão pena de morte.

Voltagem: 220 v

Clima: evite maio a setembro que são os meses mais quentes e o período das monções.

CURIOSIDADE:

Cingapura ou Singapura? A dúvida: o nome de Cingapura seria grafado com “s” após o acordo ortográfico — Singapura — como em Portugal. Como o assunto foi tema de discurso hoje, acho importante definir. O manual adota a forma original da palavra, Cingapura, embora, hoje, as duas formas sejam válidas.

Para explicar a origem da dupla grafia, vale voltar um pouco no tempo. A palavra foi originalmente grafada com c no século 16. Depois, passou a vigorar em Portugal, provavelmente por influência do inglês (Singapore), a versão com s. Em 1945, a reforma ortográfica registrou o termo como Singapura. A nova forma passou a valer em Portugal. No entanto, como o Brasil rejeitou o acordo, por aqui continuou vigorando a forma Cingapura.

A ambivalência está presente nos principais dicionários brasileiros. O Houaiss registra Cingapura, o Aurélio, Singapura.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s