Normandia e Bretanha, localizado no norte da França, sinônimo de aconchego, charme, nostalgia, cultura e delícias.
Cheguei em Paris e no aeroporto mesmo, aluguei um carro com GPS e parti para o interior, fácil demais!
Um carro é provavelmente a melhor maneira de explorar a França em total liberdade. De rodovias expressas para estradas regionais e vias rurais, a rede rodoviária francesa é muito densa. Documentos necessários: Você pode ser solicitado a apresentar seus documentos a qualquer momento. Certifique-se de que eles estão em ordem e disponíveis para evitar o risco de uma multa ou mesmo ter seu carro levado. Ao dirigir na França, você vai precisar de:
- Uma carteira de motorista válida com foto
- Um documento de registro do veículo (V5c) – o original e não a cópia, chamado “carte grise” (cartão cinza) na França
- Um certificado de seguro de veículos
- Passaporte
Se o veículo não está registrado em seu nome, deve levar uma carta do proprietário ou da locadora onde você alugou seu carro registrado dando permissão para dirigir.
Primeiro vou falar e dar algumas dicas da Normandia, lugar onde aconteceu o que foi considerado o mais longo dia da humanidade, o “DIA D” ! O desembarque das tropas aliadas e onde tudo começou a dar errado para os alemães na segunda grande guerra.
O lugarejo que mais chama a atenção é se dúvida o Mont Saint Michael fica a 360 km a oeste de Paris foi . Uma ilhota rochosa na foz do rio Couesnon, foi construída no século XI e fortificado posteriormente. O santuário foi construído em homenagem ao arcanjo São Miguel.
Foi ponto de encontro dos cruzados no século XII que se direcionavam a terra santa, denominada “bastides”.




Cerca de 3 milhões de turistas visitam o local anualmente. Para os que não têm muito tempo, existem tours de um dia, normalmente saem da “Rue de Rivoli” em Paris . Ida e volta no mesmo dia – saída às 7.15 e volta às 21.15 horas – todos os dias menos no domingo – preço: 158 euros por pessoa com almoço e bebidas incluído ou pode se contratar tour privado direto em seu hotel.

Saímos em direção a Houfleur, cidade bem perto que onde o Rio Senna se encontra com mar, cidadezinha pitoresca cheia de restaurantes e lojinhas, super agradável, o clima sempre é ameno e chove muito durante o ano todo! Uma tarde é suficiente para a visita que com a pequena cidade pequena que é imperdível.
Dormir em Roen é um barato e conhecer a história de Joana D’arc visitar a praça onde ela foi queimada e visitar o monumento dedicado a ela é muito legal a cidade é grande e tem uma boa estrutura turística. Para os que vão a Normandia é um bom lugar de referencia podendo dormir ali e passar os dias em outra cidadezinhas da região.


Bom nada melhor que uma praia ! No inverno ? Não dá !
Tudo bem logo pertinho fomos visitar Deville e Trouville cidadezinhas coladas uma na outra que no verão é reduto de milionários europeus e no inverno o movimento é menor e os cassinos continuam a todo vapor o que é permitido e conta com uma arquitetura sem igual.


Em uma escapulida ainda você pode visitar St. Malo cidade murada com um charme sem igual, praias, restaurantes e um porto que muitos navios atracam e desembarcam turistas para visitar a cidade durante o dia e embarcam a noite.




Um passeio imperdível é a cidade Fougéres, cidade típica da Bretanha, muito bem cuidada, com convidativos bares nas calçadas, um chateau muito bonito para ser visitado e, lógico, uma parada para comer o típico crepe do local. Passe uma manhã ou uma tarde caminhando por suas ruelas, sua igreja no alto de um morro, seu pequeno, mas interessante jardim público e você não vai se arrepender.




Dicas de viagem:
O melhor jeito de rodar definitivamente é de carro.
Saindo de Paris para visitar a Normandia e Bretanha é bom definir uma cidade como base e visite as outras durante o dia assim não é necessário ficar trocando de hotel o tempo toto já que as distâncias são curtas e as estradas lindas.
Não deixe de visitar Le Mans onde acontece a famosa corrida 24 horas.