Milhas + Milhas +Milhas = Viagens

Praticamente todas as empresas aéreas têm programas de milhagem. Quando voamos acumulamos milhas (pontos) que podem ser trocadas por passagens aéreas ou outros benefícios, como produtos ou noites em hotéis.

Para poder aproveitar estes programas, você precisa se cadastrar em algum deles não precisa se cadastrar em todos. Verifique primeiro se a companhia aérea faz parte de alguma aliança, como a Star Alliance, One World ou Sky Team, caso faça parte de alguma, você deve escolher somente uma das companhias. Por exemplo, a TAM faz One World.

Oneworld

É uma das maiores alianças entre empresas aéreas atualmente. Entre elas estão varias empresas internacionais como Air Berlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines e TAM, além de 30 outras afiliadas.

oneworld-tailfins-lockup

One World

SkyTeam

 Aeroflot – Russia/ Aerolineas-Argentina/Aeromexico /Air Europa-Epanha/AIrFrance -/Alitalia/China Airlines, China Eastern, ChinaSouthern, Xiamen – China/Czech -Rep. Tcheca/Delta-USA/Kenya Ariways/KLM-Holanda/KoreanAir/MEA-Libano/Saudi-Arabia Saudita/Taron-Romenia/Veitnan Airlines e Xiamenair.

SkyTeam

SkyTeam

Star Aliance

Adria-Eslovenia/ Agean-Grécia/Air Canada/Air China/Austrian/Air NewZeland/ANA -Japão/Asiana-Korea/Avianca-Taca- Peru-Colombia/Brussels/Copa-Panamá/Croatia/Egyptair/Ethiopian/Lot -Polonia/Lufthansa-Alemanha/Scandinavian/Shenzhen Airlines/Singapore Airlines/South African Airways/Swiss/Tam / Turkish/Thay -Tailandia/United -USAair-USA

graphic_egu2014_star_alliance_members_airlines

Star Alliance

Mas algumas empresas aéreas não fazem parte de alianças, mas tem parceria com outras companhias que fazem. Exemplificando novamente, a Gol não faz parte de nenhuma aliança, mas tem uma parceria com a Delta Airlines, Air France e Iberia, Tap, Quatar, Alitalia . Se você quiser aproveitar para acumular milhas na Sky Team, prefira o cadastro na Delta, assim pode até emitir passagens da GOL .

Mas não é só voando que se pode ganhar milhas. Através de parceiros das Companhias Aéreas você também pode acumular milhas.

E aqui entram os cartões de crédito. Cada cartão de crédito tem suas regras. Portanto, cada pessoa terá que verificar junto ao banco ou operadora do seu cartão se ele dá pontos se podem ser transferidos para programas de milhagem e para quais companhias aéreas ele credita pontos.

Alguns hotéis, postos de gasolina, locadoras de carros, etc. também tem parcerias com os programas de milhas e nas compras de produtos ou utilização de serviços, você também ganha milhas. Em geral, cada 1 dólar gasto dá direito a 1 ponto, que equivale a 1 milha – mas não é regra. Por isso é importante consultar as regras das parceria.

A quantidade de milhas necessárias para troca por uma passagem depende também do programa escolhido. Em geral, na baixa temporada você precisa de menos milhas, e na alta, mais milhas. Em alguns você não troca por uma passagem, mas por desconto em passagens, como no caso da Azul, onde você ganha 5% do valor da passagem em pontos e a cada 50 pontos, você tem um voucher de desconto de R$ 50,00 na compra de passagens. Também existem promoções por determinados períodos: com menos milhas, você consegue a passagem.

Note também que as milhas tem data de vencimento. Muitas vezes, quando você finalmente acha que acumulou milhas suficientes para viagem e vai verificar, as milhas antigas já venceram. Fique atento neste ponto. Para quem junta pontos no cartão de crédito é melhor solicitar suas milhas somente quando você tiver uma viagem em vista, já que em geral os pontos do cartão não expiram ou tem um prazo maior de vencimento. Mas não solicite em cima da hora. Existe um prazo de transferência.

Como acumular milhas

Para acumular milhas, dê preferência para uma mesma companhia aérea ou a uma mesma aliança. Vôos em classe executiva e primeira classe dão mais milhas. Vôos com escalas podem também dar mais milhas. Atente que algumas passagens promocionais ou de pacotes não dão direito a milhas ou a somente uma porcentagem do total. Na maioria dos programas, acumular milhas voadas durante o ano dá direito a um upgrade na categoria do programa, dando alguns benefícios adicionais ao cliente, como check in preferencial e a utilização de salas vips embarque prioritário.

Também dê preferência a um cartão de crédito que dê pontos que podem ser transferidos para seu programa de milhagens. Ou encha o tanque do seu carro em um posto que também dê pontos. Verifique os parceiros do seu programa de milhagem e aproveite.

Como utilizar milhas

Quando for utilizar milhas, reserve sua passagem com antecedência, em especial se quiser utilizar na alta temporada. Por exemplo, para Orlando, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, 6 meses antes você pode não encontrar mais  passagens que possam ser trocadas por milhas. As companhias aéreas limitam o número de emissões de passagens por milhas para cada vôo.

Você não precisa emitir a passagem em seu nome. Os programas permitem que você emita em nome de terceiros. Mas não é permitido somar pontos de cadastros diferentes. Se algum familiar, por exemplo, tem x milhas e você y, que somados dariam direito a uma passagem, infelizmente não é possível a emissão desta forma. Alguns programas permitem a transferência de pontos através do pagamento de taxas. Alguns outros permitem que você compre milhas, isto é, falta muito pouco para atingir os pontos necessários para o resgate de uma passagem e você pode comprar aquelas poucas milhas que faltam. Também existem programas que permitem o cadastro familiar: o titular se cadastra no programa e abaixo dele podem estar o cônjuge e filhos. Assim se todos viajarem juntos, é possível acumular todas as milhas num cadastro só.

Como as milhas vencem, aproveite para utilizar suas milhas para trocar por outra coisas, como produtos ou serviços. Os sites dos programas que permitem este tipo de troca informas quantas milhas são necessárias para trocar por determinado produto ou serviço. Ou até permitem doações para organizações beneficentes.

#milhas  #milhasaereas #ciasaereas #comoganharsmilhas #viajardegraca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s