Canadá, o que tem de melhor…

Lagos, praias, montanhas, rios e um visual sem comparação!

O Canadá é o segundo maior país do mundo. Foi colônia da França e Inglaterra. Descoberto, na verdade, pelos Vikings muito antes de Colombo, que foi somente o terceiro a saber das terras ao Norte.

Assim que pousei em Toronto, as pessoas falavam “Bonjour & Good Morning”, assim que se dá um bom dia, nas duas línguas oficiais do país.

Já na ida para o hotel, não pude deixar a comparação de lado e fui logo soltando “nossa, parece NYC” e o guia já devolve “sim, mas muito melhor”! Na beira do Lago Ontário pude ver uma cidade cheia de contraste, a língua inglesa, galerias de arte e shoppings de todos os tipos; a moda está presente nas principais cidades, e Vancouver conta com uma  das semanas de moda mais famosas do mundo.

 

674
Peyto Lake. Foto Alfredo Savi
465
Lions Gate Bridge em  Vancouver.  Foto Alfredo Savi
Lobster restaurant, em Toronto. Foto Alfredo Savi.

 Saímos de Toronto em direção a Niagara Falls. De um lado da cachoeira, o Canadá, e do outro, USA. Um lindo lugar, mas que nem de longe chega à nossas fantásticas Cataratas de Foz do Iguaçu. Suas histórias e filmes são muito famosos.  Um volume de água que impressiona, a cor esmeralda da água e o barulho chamam atenção e prendem nossos olhos na maravilha que é a queda gigantesca! Uma estrutura turística foi montada para atender milhares de passageiros que podem ir a um centro comercial com restaurantes, lojas, cafeterias, tudo com lembranças da famosa Niagara. Coisa de primeiro mundo, como tudo no Canadá.

No dia seguinte saí direto para a capital, Ottawa, que fica a 449 km de Toronto e a 200 km de Montreal, que fui logo em seguida.  Cidade de língua inglesa, já que o Canadá é um mix de culturas gigantescas onde se fala vários idiomas. Cidade maravilhosa, organizada e que tem o transporte público perfeito. Durante o verão, barcos são usados como meio de transporte e, no inverno, as pessoa podem inclusive ir patinando pelo rio até o centro da cidade, o que é bem comum.

042
BCE Place em Toronto. Foto Alfredo Savi

Um dos museus mais legais que já visitei  e um dos maiores do país, o Museu das Civilizações,  uma arquitetura sem igual que destaca a cultura indígena e colonizadora,  tem um dos mais importantes e curiosos acervos do país e é também o mais visitado. Dentre as peças, os famosos Totens das tribos indígenas canadenses. Podemos ver os originais e gigantescos que chegam a 15 metros de altura, também itens relacionados a colonização europeia e indícios da presença dos Vikings, que no ano 100 estiveram em terras americanas.

Saí da capital e rumei mais ao nordeste canadense em direção a charmosíssima Quebec. Uh lá lá…

567
Banff Springs Hotel. Foto Alfredo Savi

Chegamos à parte francesa e o primeiro aspecto é ver o pedacinho da frança no Canadá. Ninguém tem problemas em falar inglês. É a segunda maior província Canadense. No Canadá é muito comum as pessoas falarem duas ou três línguas, já que nas escolas é obrigatório, e fica fácil já que todos são extremamente educados e atenciosos com o turista. Na padaria ao lado do hotel, tudo tem ar francês: os brioches, os doces, o cardápio em francês  (é claro) e os pratos típicos da gastronomia francesa. É muito legal a sensação de mudar de cidade no mesmo país e ver como pode ser tudo tão diferente.

1031
The Butchart Gardens, um grupo de jardins em Brentwood Bay, Colúmbia Britânica, Canadá, perto de Victoria. Foto Alfredo Savi
893
Foto Alfredo Savi

Dois dias e pronto: Montreal

 Nas margens do Rio São Lourenço, é uma das principais cidades. Famosa por ter sediado os jogos olímpicos de 1976 e que hoje sedia uma etapa da Fórmula 1, Montreal tem um cassino  maravilhoso e uma curiosidade bem legal: um prédio que foi feito baseado na arquitetura das favelas do Brasil. Quem disse que nas favelas não existe arquitetura? Aí está a prova que existe sim! E é muito curiosa: nenhuma janela no edifício dá de frente para outra!

332
Complexo residencial Habitat-67. Montreal. Foto Alfredo Savi

Logo ali pertinho estão as famosas Mil Ilhas Canadenses, que na verdade são 1.865 ilhas e ilhotas, que inclui a menor ilha do mundo. O tour dura cerca de duas horas. Pegamos um barco perto da cidade de Brockville para conhecer a região, onde a maioria da ilhas são particulares, mas todas muito lindas. Algumas tem até castelos que dão uma impressão da riqueza e importância do lugar.

Como os invernos são muito rigorosos, chegando a 30 graus negativos, esses passeios podem ser feitos durante os meses de maio a outubro. No inverno se pratica a pesca de furo, onde as pessoas cavam buracos no gelo até atingir a água e ali pescam.

585
Fairmont Banff Springs Hotel. Foto Alfredo Savi
248
Street Art em Quebec. Foto Alfredo Savi

Dicas de viagem:

– Voos: somente uma empresa aérea voa direto ao Canadá saindo do Brasil, outras são via USA onde é preciso ter o visto americano.

– Documentos: é necessário visto para o Canadá, a carteira de motorista do Brasil é aceita,  porém é recomendando que tenha uma internacional caso tenha algum problema.

– Seguro: não deixe de ter um seguro de viagem mesmo que os hospitais sejam todos de primeiro mundo, qualquer coisa particular pode custar muito caro.

– Energia elétrica: 127v. De três pinos iguais as dos EUA.

– Língua: o inglês é falado mesmo nas cidades francesas.

– Clima: de maio a outubro a temperatura é muito boa, sendo verão de muito calor de junho a agosto.

– Roupas: se gostar, existem muitos brechós com casacos pesados para o frio nas principais cidades canadenses.  Se levar um casaco de frio do Brasil não vai ajudar muito e vai lotar sua mala.

– Telefone: orelhões públicos. Compre o cartão “Ci Phone Card”, que vem escrito “No Connection Fee”, aos preços de 5 ou 10 dólares canadenses. Com o cartão de 10 dólares você fala do Canadá para Brasil por um tempo aproximado de 280 minutos, quase 5 horas.

– Moeda: o Dólar canadense, que vale quase o mesmo que o dólar americano (quase um por um).

Publicado por alfredosavi1

Diretor da Agência de Viagem SS Viagens. Aventureiro. Eterno Viajante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: