O que está mudando na Europa?
A partir de 1º de janeiro de 2021, cidadãos de mais de 60 países – incluindo Estados Unidos, Austrália, Canadá e México – que atualmente viajam sem visto para a União Européia terão que se registrar on-line e pagar uma pequena taxa (US $ 8). visitar ou viajar para os 26 países da área Schengen da Europa.
O registo através do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (E.T.AI) não é tecnicamente um visto, uma vez que os viajantes não terão de visitar um consulado para apresentar qualquer tipo de pedido e será solicitada menos informação do que se espera dos requerentes de visto. O E.T.I.A.S. A autorização será válida por três anos e permite um número ilimitado de entradas.
Espera-se que em 95% dos casos, a aprovação seja concedida em minutos, e esta mudança é positiva, pois faz parte de um novo sistema de segurança na UE que se destina a triar os viajantes sem visto. O sistema destina-se a melhorar a detecção de tráfico de seres humanos, atividades criminosas e pessoas que possam representar ameaças à segurança.
* O espaço Schengen é composto por 26 países europeus sem fronteiras internas que permitem a livre circulação entre nações: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.